UNIDADE ESCOLAR: Escola Especial Cora Coralina - APAE
TÍTULO DO SUBPROJETO:
"A Colcha de Retalho como Artesanato "
OBJETIVO GERAL
Apresentar o artesanato local para que a população conheça e reconheça a habilidade que nossos antepassados tinham com trabalhos manuais, em especial, a colcha de retalhos, ressaltando a importância do aproveitamento das sobras de tecido das confecções de Jaraguá para esse fim, além de conduzir o aluno ao ensino-aprendizagem na confecção de colchas de retalhos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver o raciocínio lógico do aluno, trabalhando cores, formas geométricas e tamanho, e despertar nele o gosto e interesse pelo trabalho manual.
Preparar o aluno, visando despertar e aprimorar técnicas de trabalho para que ele seja, futuramente, inserido no mercado de trabalho, garantindo assim a sua sustentabilidade.
Mostrar ao aluno e à população a importância do aproveitamento dos retalhos com o objetivo de oferecer alternativas de sustentação e ainda evitar a poluição ambiental.
Outrora encontravam-se em Jaraguá grupos de fiandeiras com suas cantigas e teares a tecerem colchas e tapetes, artesãos que, com grande habilidade, faziam do barro uma ferramenta de trabalho para seu sustento, a madeira que se transformava em lindas peças utilitárias e decorativas e a colcha de retalho que não se sabe a data exata do seu surgimento, mas há muito tempo é confeccionada em Jaraguá.
A Colcha de Retalho, quando surgiu, tinha valiosa importância no seio familiar, haja vista, que as famílias eram numerosas e necessitavam de muitas cobertas para todos os filhos.
Atualmente, a colcha de retalho não é vista apenas como peça decorativa, mas como uma arte utilitária, um elemento da identidade cultural de nossos antepassados. E, principalmente, um meio facilitador do bem estar e inclusão social da pessoa deficiente mental atendida na Escola Especial Cora Coralina.
|