Despertar no educando o interesse pela cultura regional local, motivando-os à pesquisa, coleta de dados e de outras informações sobre os costumes, curiosidades e rituais do passado, como a Contra-Dança e a Dança dos Tapuios, assegurando a ampliação de seu conhecimento.
Estimular o espírito investigador, promovendo o progresso cultural e social dos alunos, valorizando a produção e a disseminação do conhecimento sobre o folclore jaraguense, com a intenção de proporcionar a continuidade desses ritos.
Trabalhar de forma interdisciplinar, envolvendo toda a comunidade local e escolar neste projeto.
A Dança dos Tapuios é uma lendária representação corporal dos primeiros habitantes destas terras; já a Contra-Dança foi introduzida pelos nossos colonizadores.
A Dança dos Tapuios, dança de origem indígena, simulava uma batalha que foi gerada pela morte de um dos membros do grupo. Já a Contra-Dança ou Dança da Fita, de origem européia, relembra os folguedos juninos e é enriquecida com uma coreografia em volta de um pau de fitas, trançadas através de evoluções dos dançarinos.
Duas manifestações culturais que demonstram as influências herdadas pelo povo jaraguense de seus ancestrais primeiros habitantes destas terras e imigrantes colonizadores que aqui chegaram. Manifestações já quase esquecidas, mas que marcaram a história de Jaraguá, contribuindo com a forma de viver e ser dessa comunidade.