UNIDADE ESCOLAR: Escola Estadual Diógenes de Castro Ribeiro
TÍTULO DO SUBPROJETO: "Revivendo as Comidas Típicas de nossa Terra"
OBJETIVO GERAL
Buscar na tradição culinária jaraguense o conhecimento sobre os ingredientes e o modo de preparo das comidas típicas de Jaraguá.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer e valorizar toda a culinária jaraguense, reconhecendo as transformações na forma de preparar e conservar os alimentos.
Identificar a presença nos atuais hábitos alimentares dos jaraguenses traços da culinária tradicional e a incorporação de novos ingredientes à nossa cozinha do dia-a-dia.
Sensibilizar a comunidade quanto às referências da culinária tradicional, para orientar o preparo de pratos típicos.
Identificar os danos e benefícios causados à saúde devido aos avanços tecnológicos.
A forma de preparo e os ingredientes usados nas comidas típicas de Jaraguá revelam os hábitos e costumes deste povo, bem como a influência de seus colonizadores.
Quando se pensa na cidade de Jaraguá, a culinária não é a primeira coisa que vem à cabeça. Porém, quem passa por aqui sempre se surpreende e volta encantado com os sabores de nossa cidade. Aqui, como em toda cidade goiana, fazem sucesso o pequi (fruta aromática) e a guariroba (espécie de palmito amargo), e há muitos outros, capitaneados pelas frutas, como a mamacadela, a mangaba, o araçá, o bacuri, o jenipapo e a cagaita. Mas o grande destaque desta terra fica por conta dos doces cristalizados, um verdadeiro espetáculo de sabores e cores.
Valorizar a culinária jaraguense é criar uma identidade gastronômica e, assim, agregar valor à oferta turística do município.
|