UNIDADE ESCOLAR: Colégio Estadual Silvio de Castro
TÍTULO DO SUBPROJETO:
"Jaraguá no Século do Ouro e a Liderança Política Local"
OBJETIVO GERAL
Conhecer melhor a origem e identidade da comunidade local, apresentando o trabalho para a população de Jaraguá.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover exposições de monografias, dissertação de mestrado, além de lançamento de livros por professores/mestres referentes à história de Jaraguá.
Incentivar os alunos à pesquisa, usando como recursos entrevistas, fotografias, documentos, através de relatos dos moradores locais.
A sociedade jaraguense nasce no início das descobertas das minas de ouro em Goiás, com a chegada dos Bandeirantes, no início do século XVIII, mais precisamente por volta de 1731. A exploração do ouro no pequeno arraial, chamado inicialmente de Arraial do Córrego do Jaraguá pertencente a Meia Ponte, hoje Pirenópolis.
Apesar de tudo, não é este o fator que explica a permanência do município, visto que as jazidas de minério encontradas aqui se esgotaram muito cedo, dando espaço para o delinear de um novo modo de vida baseado na pecuária e na agricultura de subsistência.
O pequeno lugarejo poderia até desaparecer, porém por se encontrar nos limites estratégicos da rota de ligação entre o povoado do Meia Ponte e outras cidades da época, como Pilar, a comunidade persistiu, cresceu e preservou sua história que foi construída com uma forte liderança política. Este aspecto político, gerado na época definitivamente contribuiu para determinar o perfil da sociedade de hoje.
|