UNIDADE ESCOLAR: Colégio Estadual Balthazar de Freitas
TÍTULO DO SUBPROJETO: "Catirando"
OBJETIVO GERAL
Valorizar e preservar a herança cultural de Jaraguá, representada pela dança da catira, apropriando-se dela como meio de reprodução sócio-cultural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover o aprendizado sobre o processo cultural jaraguense, por meio da dança da Catira ou Cateretê.
Reconhecer na dança Catira traços culturais que levem os alunos a identificar-se com a cultura local.
Despertar a curiosidade dos alunos, levando-os a querer buscar mais informações sobre a cultura jaraguense, mais especificamente, sobre a Dança Catira.
A Catira pode ser considerada como uma autêntica dança brasileira. É uma espécie de sapateado executado com “bate-pé” ao som de palmas e violas.
Sua origem é muito discutida. Alguns dizem que ela veio da África junto com os negros; outros acham que é de origem espanhola, enquanto estudiosos afirmam que ela é uma mistura com origens africana, espanhola e também portuguesa já que a viola se originou em Portugal, de onde nos foi trazida pelos jesuítas. Também conhecida como Cateretê, é praticada largamente no interior do Brasil, especialmente nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e, também, em menor escala, no Nordeste.
Em Jaraguá, a Dança Catira está sempre presente nas manifestações culturais, como a Folia de Reis, a Festa do Divino e outras reuniões festivas, representando a euforia e alegria do povo jaraguense.
|