UNIDADE ESCOLAR: Escola Municipal José Peixoto da Silveira
TÍTULO DO SUBPROJETO: "Igreja Nossa Senhora do Rosário: Patrimônio Material e Imaterial de Jaraguá"
OBJETIVO GERAL
Conhecer e promover a divulgação da cultura jaraguense, registrada em pesquisas e estudos, propondo a preservação do patrimônio e salientando sua importância histórico-cultural, representada pela Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estudar a história de Jaraguá, por meio da Igreja Nossa Senhora do Rosário, salientando a importância em se preservar esse Patrimônio.
Levar ao conhecimento da sociedade o traçado arquitetônico do Largo do Rosário e conseqüentemente, a sua influência na vida cotidiana dos moradores.
Promover o interesse da comunidade jaraguense pelo patrimônio cultural, material e imaterial, relacionando os bens artísticos preservados aos que se perderam ao longo do tempo.
Acredita-se que a construção da Igreja do Rosário dos Pretos, provavelmente o mais remoto testemunho colonial do século XVIII ainda de pé na cidade de Jaraguá, tenha sido iniciada por volta de 1800.
A Igreja do Rosário se insere no conceito de patrimônio material, que vem a ser uma das principais fontes para o estudo e conhecimento de um povo e de uma sociedade.
Seu interior é peculiar, composto por um conjunto de bens artísticos: o altar mor, o forro da capela mor, o altar lateral, o arco cruzeiro, o púlpito e o coro. A Igreja segue as mesmas características das construções da primeira etapa da arquitetura religiosa da mineração, com características da arquitetura portuguesa.
A Igreja do Rosário foi palco de importantes acontecimentos que marcaram a história de Jaraguá.
|