UNIDADE ESCOLAR: Escola Municipal Adventista
TÍTULO DO SUBPROJETO: "Padre Silvestre:
Patrimônio Material e Imaterial de Jaraguá"
OBJETIVO GERAL
Pesquisar e divulgar o legado do Patrimônio Cultural, Material e Imaterial deixado pelo Vigário Álvares à sociedade jaraguense.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reconhecer a “Casa do Padre Silvestre” como um importante patrimônio histórico, demonstrando sua importância arquitetônica, através de registros fotográficos, e divulgar a produção acadêmica referente a esse notável morador;
Expor alguns objetos que pertenceram ao padre e divulgar os relatos “históricos” dos naturalistas como Saint-Hilaire, Emannuel Pohl e Burchell;
Compreender o desenvolvimento histórico sócio-cultural da sociedade jaraguense;
Padre Silvestre nasceu no dia 31 de dezembro de 1773, na capela de São Joaquim do Cocal, filial da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Traíras. Devido à sua vivacidade e inteligência, destacou-se e foi enviado ao Rio de Janeiro para realizar seus estudos e, devido a problemas pulmonares e a conselho médico, retornou a Jaraguá.
Em 15 de setembro de 1823, foi eleito Deputado Constituinte e teve participação ativa defendendo os interesses de Goiás e da Nação.
Faleceu aos noventa e um anos no dia 21 de maio de 1986, e foi sepultado na Capela Mor da Igreja Matriz.
Padre Silvestre teve grande influência para o desenvolvimento de Jaraguá. Aqui viveu 61 anos e participou das mais diversas lutas e conquistas.
Sua casa é hoje, um dos maiores monumentos do Patrimônio Histórico de Jaraguá, construída no século XIX em estilo colonial, possui uma beleza interior ímpar, tendo uma sala de visita com uma decoração no teto maravilhosa. Construída com madeira de lei, inclusive o chão que é todo de madeira, possui janelas espaçosas e arejadas. Essa construção se encontra em fase de restauração.
|