UNIDADE ESCOLAR:Colégio Estadual Diógenes de Castro
TÍTULO DO SUBPROJETO:
"A história da Escola Manoel de Freitas"
OBJETIVO GERAL
Reconhecer a importância do trabalho educativo da Escola Estadual Manoel Ribeiro de Freitas Machado, por meio de pesquisas baseadas na memória das pessoas que por ali passaram para valorizar o Patrimônio Cultural, propondo a integração entre o presente-passado para o fortalecimento do sentimento de ser parte da história local.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Investigar as transformações físicas pela alteração do prédio da escola.
Estudar a cultura popular de Jaraguá, dando ênfase à dança dos Tapuios, tradicionalmente apresentada pela escola durante as festividades da Festa do Divino espírito Santo.
Demonstrar, através de textos diversificados, a importância da escola na vida das pessoas que nela estudaram.
A Escola Estadual Manoel Ribeiro de Freitas Machado, localizada na Rua do Rosário, no 16, em Jaraguá, é a mais antiga escola de ensino público e gratuito a que a comunidade jaraguense teve acesso.
Fundado em 1927, com a denominação de Grupo Escolar Rui Barbosa, o estabelecimento de ensino teve como sua primeira diretora a senhora Graciema Machado de Freitas, a conhecida Grace Machado. O nome atual foi batizado em 1935 pela diretora Lyra Machado Gomes, que em homenagem a seu pai, resolve então designa-la como é conhecida hoje. O senhor Manoel Ribeiro de Freitas Machado foi nomeado Intendente (antigo cargo relativo a prefeito) em 1927 e foi ele quem idealizou o projeto de construção da escola.
Dotado de uma arquitetura colonial belíssima, formou em sua dependências as mais diversas personalidades que ajudaram a construir a história de Jaraguá, mas, infelizmente, foi demolido para construção de outro colégio de mesmo nome. |